5 de junho de 2013

Pastel de forno

Olá amigas e amigos!

 Nesta quarta vamos aprender a fazer um pastel de forno que é uma delicia! Veja e faça hoje pro seu amor:


Tenham uma boa tarde! Até amanhã pessoal!

4 de junho de 2013

Eu acredito em você

Olá amigos e amigas!

Tenham uma bela terça-feira!
Fiquem com a mensagem da semana!


Até amanhã pessoal!


3 de junho de 2013

7 situações em que o silêncio é a melhor saída

Olá amigos e amigas!

            Começando a semana a todo vapor!
               
               Mesmos sem fazer ideia do que está acontecendo, você é do tipo que toma partido numa discussão. Os ânimos exaltados e a falta de tempo para pensar são ingredientes certeiros para um comentário desmedido, que pode deixar outras pessoas magoadas e causar arrependimento. "A ansiedade e a insegurança são inimigas de um discurso bem articulado", afirma o psicólogo Tiago Lupoli, de São Paulo. O melhor, em algumas dessas situações, é ficar em silêncio e organizar as ideias até ter chance de estabelecer um diálogo
mais calmo. Duro mesmo é identificar em que situações é melhor ficar quieto - normalmente só dá para perceber isso depois de ter falado demais. Para ajudar você, especialistas indicam uma série de situações em que é comum perder a cabeça, falando demais e recomendam: na dúvida, não perca a chance de ficar calado. 

Apresentações em público

Quem nunca ficou nervoso quando precisou falar em público? Discursar ou mesmo se apresentar para desconhecidos pode causar um trauma se você não conseguir controlar o nervosismo. "Se você não está pronto para falar em público ou mesmo a um pequeno grupo, a tendência é se estender demais, causando constrangimento e chateação", diz o psicólogo Odair J. Comin, autor do livro Mestre das Emoções. Para evitar esses episódios, o especialista recomenda muito ensaio e pesquisa. "Caso a situação seja inesperada, procure ser claro, objetivo, evitando falar demais."  
No ambiente de trabalho, é comum as pessoas mais ansiosas se sentirem pressionadas a mostrar eficiência e acabarem falando demais. "É importante entender que tudo o que você diz se torna de domínio público, podendo ser usado contra você mais tarde", diz o psicólogo Odair. Medir bem as palavras e não sair falando qualquer coisa só para provar que está trabalhando é uma boa alternativa. "Lembre-se que o silêncio às vezes pode mostrar mais do que esperamos", diz Odair.  

Cabeça quente

O psicólogo Tiago Lupoli explica que pessoas nervosas ou sob estresse perdem o controle, magoando os outros até sem intenção direta. Pedir desculpas alivia o mal estar, mas não apaga o que aconteceu, por isso o melhor é procurar atividades para essa ansiedade, como psicoterapia ou mesmo a prática de exercícios, em vez de esperar explodir em situações tensas. "Faça três perguntas antes de dizer qualquer coisa numa situação de estresse: o que eu vou dizer é verdade? Vou criar uma situação confortável? Minha declaração tem alguma utilidade para quem vai ouvi-la?". Se o que você disser não passar por essas perguntas de forma positiva, o melhor é ficar calado. 

Contar vantagem

A competição é própria do ser humano, mas algumas pessoas levam isso a sério demais. Uma situação comum é estar conversando com os amigos e eles começarem a falar sobre viagens ou atividades que você nunca fez, e essa exclusão levar você a se sentir diminuído. "Passar a mentir ou contar vantagem é uma reação típica nesses casos, criando momentos constrangedores", diz Tiago Lupoli. "Mentir e ser descoberto pode arruinar sua reputação e credibilidade", diz Odair Comin, por isso prefira ficar em silêncio ou simplesmente dizer que ainda não teve a oportunidade de experimentar uma situação parecida. 

Críticas sobre algo que você não domina

Política, cultura, religião... Nem sempre dá para dominar temas polêmicos, que podem gerar longas discussões. No entanto, nosso primeiro impulso é tomar um partido ou querer expressar alguma opinião, ainda que seja simples. "Nem sempre as pessoas sentem-se confortáveis em admitir que não entendem sobre um assunto", diz Tiago Lupoli. Para evitar sair por aí dizendo bobagens, o melhor é ouvir bastante e se colocar como aprendiz fazendo perguntas que motivem todo mundo a participar da conversa. "Com isso, você vai aprender sobre o assunto e ainda ganhar o respeito das outras pessoas, que se lembrarão da ótima conversa com você", diz Odair. 

Excesso de sinceridade

Muitas vezes a proximidade dá a impressão de que há espaço para qualquer tipo de comentário, inclusive os mais grosseiros. "Isso, por um lado, abre espaço para problemas indigestos serem resolvidos rapidamente", diz Tiago Lupoli. No entanto, tanta sinceridade pode acabar afastando. Mas é preciso entender se esse comportamento é encarado como um traço da personalidade, mais transparente. "Quando isso não acontece, os comentários ácidos causam a ruptura ou o enfraquecimento das relações". Para exercer essa sinceridade, primeiro é necessário entender se aquele é o melhor momento para falar e se a pessoa está pronta para ouvir, caso contrário o melhor é ficar quieto. 

Opinião sobre pessoas

Quando um amigo ou parente procura você para desabafar, expor sua opinião é a reação imediata e as críticas podem sair exageradas. "As reclamações aumentam no calor e, você que resolveu se intrometer fazendo observações mais pesadas, vai acabar aparecendo como uma pessoa cruel", afirma Tiago Lupoli. Se for um caso de desabafo, somente, escute sem opinar ou, no máximo, faça perguntas sobre quem está contando a história. Como você está? Ou Precisa de alguma ajuda? são algumas frases possíveis. Mas se houver um pedido para que você expresse sua opinião, considere o tipo de respostas que a pessoa está preparada para ouvir. "Evitando dar conselhos muito específicos em momentos de crise", afirma Odair.  

Tenham uma excelente semana!
Até amanhã pessoal!



1 de junho de 2013

7 dicas para escolher mudas saudaveis

Olá amigos e amigas!

Chegou sábado! YES!

Vai começar uma horta ou pequeno jardim? Principalmente para pessoas
com pouca experiência, é muito importante escolher mudas saudáveis, que têm mais chances de se desenvolver corretamente.
 
Veja abaixo dicas de como escolher as mudas:

1- Quanto comprar em pequenos caixotes, com várias mudas, não pegue qualquer um. Veja qual deles têm mais plantas aparentemente saudáveis (as mais verdes e “para cima”).
2- Verifique o local em que foram armazenadas para venda. Elas não podem estar em situações extremas, nem de sol nem de sombra.

3- É importante verificar se apenas uma muda está crescendo em cada vasinho. Ter mais de uma pode parecer um brinde, mas na realidade elas lutam entre si por sobrevivência em um espaço apertado e podem já estar mais fracas.

4- Evite alguns sinais de doenças, como filhas amareladas, com pontos pretos ou bem mais escuras na base (claro, algumas espécies têm naturalmente folhas amareladas. Você pode pesquisar antes sobre a planta que quiser comprar ou conversar com o vendedor). O mesmo vale para pequenos insetos.

5- Quando uma muda ainda é pequena, é importante que não seja muito ramificada, já que ela não conseguirá fornecer muitos nutrientes nas fases iniciais (principalmente se for replantada e passar por um processo de adaptação). Por isso, busque as mudas com um crescimento mais concentrado.

6- Quando comprar mudas para replantar, busque aquelas sem flores, mas com botões. As flores necessitam de mais nutrientes e podem dificultar o processo de adaptação delas no novo espaço. Caso você compre com flores, uma ideia pode ser retirar elas nesse momento inicial.

7 - Quanto comprar plantas maiores em vasos, verifique se ambos estão com tamanhos condizentes. Se o vaso parecer pequeno para a planta, pode ser que as raízes estejam com espaço limitado e o crescimento prejudicado. Essas plantas provavelmente morrerão se continuarem no vaso e terão uma difícil adaptação em outro ambiente.

Fonte de pesquisa: UOL Atitude Sustentável



Até amanhã pessoal!